O uso da contenção ortodôntica é uma etapa indispensável o final do tratamento, principalmente pelo fato de auxiliar a manter o sorriso que você buscava.
Para que seja um sucesso o seu tratamento é importantíssimo seguir as orientações do seu dentista, isso evita o trabalho em utilizar o aparelho fixo mais de uma vez. Depois que o tratamento com aparelho ortodôntico é finalizado, a contenção dentária deve entrar em ação. Isso porque os tecidos que apoiam nossos dentes têm memória natural o que pode acarretar na movimentação dos nossos dentes. Essa movimentação pode ser chamada de recidiva dentária e pode afetar todo o tratamento que foi feito. Dessa forma é indicado utilizar técnicas para manter os dentes alinhados, neste caso a contenção dentária.
A contenção é um aparelho que pode ser fixo ou móvel, utilizado após o tratamento ortodôntico. Que tem como função manter os dentes alinhados após este período, ou seja, ela mantém a estabilidade das arcadas impedindo que a recidiva dentária aconteça. A contenção pode ser utilizada tanto na parte superior quanto na parte inferior. Na arcada superior, em situações em que o tratamento não foi para uma correção muito grave, geralmente utiliza-se o aparelho móvel.

Por quanto tempo devo usar a contenção?
Geralmente, a fase de contenção dura o dobro do tempo que o paciente usou o aparelho ortodôntico. Ou seja, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos. Porém, na prática, o ideal seria não remover, nem deixar de usar a contenção, por tempo indefinido. Mas não se esqueça de que tudo vai depender da recomendação do seu dentista.
Agendar consulta com Ortodontista
Para agendar uma consulta com um ortodontista, basta entrar em contato com a central de atendimento com a Clínica A.R Odontologia & Harmonização, através do WhatsApp 11 97363-8346 ou clique aqui!