Avenida Renova dos Santos 700. Jardim Fazenda Rincão Centro de Arujá - SP
11 97363-8346
Menu
Menu
É preciso extrair o dente do siso?
October 7, 2022
É preciso extrair o dente do siso? Essa é uma pergunta bem comum, mas devemos lembrar que somente uma avaliação pode definir se há a necessidade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, ou podendo causar inchaço ou dor.
O que são os dentes do siso?
que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos. Por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser extraídos.
Os dentes do siso costumam começar a nascer entre os 17 e os 21 anos de idade, embora seja possível que eles surjam antes ou depois. Chamados de “terceiros molares”, esses quatro dentes começam a irromper através da pele como qualquer outro dente, podendo causar dor. Porém, os dentes do siso são muito mais propensos a crescer em um ângulo incorreto – até mesmo de lado – causando impacção, e a dor pode irradiar para os dentes que estão na sua frente.
Quando é preciso extrair o dente do siso?
A extração do dente siso se faz necessária em algumas situações: Quando atrapalha o alinhamento dos dentes, em caso de mau posicionamento, podendo levar a compressão, quando ocorre a lesão do segundo molar, em situações que o paciente morde a bochecha regularmente e quando o siso está associado a cistos ou outras lesões.
Mas caso o dente siso esteja bem posicionado e não esteja causando nenhum tipo de alteração, o dente pode permanecer na boca sem problema algum. No entanto, é possível o cirurgião-dentista indicar a retirada dos sisos em pacientes muito jovens porque, nessa idade, a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local.
Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício às cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva, as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Então é extremamente importante cuidar da sua higiene bucal.
A extração se faz de forma rotineira. Seu dentista pode recomendar anestesia geral ou local. Após a extração do dente (ou dentes), você precisará morder suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer.
Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.
A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.
Enquanto se recupera da cirurgia é importante manter uma dieta leve, líquida, até que comece a sarar. Comidas frias são indicadas, ou à temperatura ambiente, como purê de batatas; comidas quentes não são recomendadas, porque podem remover o coágulo da cavidade e causar infecções. Agora é hora de curtir aqueles milkshakes, pudins e gelatinas. Shakes de proteína também ajudam a ter a nutrição diária exigida com mínimo esforço. Mas se está bebendo shakes e líquidos, assegure-se de beber direto do copo, porque canudos não podem ser usados no pós-operatório até que permitido pelo cirurgião. Fumar também é proibido.
Clínica para extração de siso em São Paulo
Para agendar uma avaliação para extração de siso em São Paulo na A.R Odontologia & Harmonização, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 97363-8346 ou clique aqui!